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29 comentários:

  1. SEXO, AINDA UM TABU PARA OS ADOLESCENTES DO COLÉGIO BARRO VERMELHO

    HERMES, Daniela Fernanda
    PEREIRA, Karolaine Severo
    MELLO,Roberto Alexandro
    Alunas do Ensino Médio Politécnico
    do Colégio Estadual Barro Vermelho
    HUFF, Ivana Beatriz de Oliveira
    Orientadora do Projeto Vivencial


    Esta pesquisa faz parte de um projeto de duas jovens do ensino médio politécnico do Colégio Estadual Barro Vermelho, localizado na cidade de Rio Pardo, RS, e foca no levantamento de duvidas e orientações a nova geração de adolescentes do colégio, a pesquisa busca abordar as curiosidades dos adolescentes em relação a “sexo” buscando sanar suas dúvidas, e tentando prevenir situações indesejadas. Nossa intenção de realizar este projeto é visar os problemas que a puberdade traz,como:modificações sociais,emocionais,psicológicas e físicas.Nessa nova fase da adolescência o jovem se sentem estranhos diante de si mesmos, e acabam entrando em conflito com a sua própria família,os novos equilíbrios hormonais despertam um forte e complexo desejo sexual conhecido como libido.Incerteza quanto aos caminhos a serem seguidos,pouca informação,falta de orientações dos pais,vergonha de falar do assunto,etc.Devido a tudo isso,o projeto esta sendo proposto visando oferecer alguma forma de subsidiar os jovens no sentido de torná-los mais seguros em relação as suas escolhas.O nosso projeto também teve como base alguma pesquisas e relatos de como esta a adolescência de hoje em dia,por exemplo:”a ocorrência da gravidez tem aumentado entre as meninas mais novas”,a firma a psicóloga e educadora sexual Márcia Maria Cruz Campos,diretora da ONG instituto aliança com adolescente,em Salvador. A primeira relação sexual ocorre cada vez mais cedo entre os jovens brasileiros.”a iniciação se da por volta dos quinze anos,o que em linguagem estatística,significa dos treze anos aos dezessete” afirma a psiquiatra Carmita Abdo,coordenadora do projeto sexualidade (Prosex)do instituto de psiquiatria da USP.Esse projeto e considerado aplicável,pois será realizado palestras no colégio para poder conscientizar os adolescentes de primeiro e segundo ano de 2013,em relação a sexo,também será formulado um questionário para entrevistar os alunos dos anos em questão,para podermos obter suas opiniões e duvidas as quais querendo tentar sanar,através de uma palestra com profissionais (psicólogas e orientadoras educacionais ) e também debates em grupos sobre o assunto.Os resultados de nossas pesquisas servirão para mostrar aos jovens atrás de uma palestra a realidade atual.Objetiva-se,conscientizar os adolescentes de sues atos,prevenir doenças,as quais poderiam comprometer todo seu futuro e principalmente a gravidez indesejada,buscando a sanar as dúvidas dos adolescente para que houvesse uma maior aproximação com seus pais.


    Referências:

    LAKATOS, Suzana. Sexo na adolescência. São Paulo: 2008. Disponível em: http://claudia.abril.com.br/materia/sexo-na-adolescencia-3013/?p=/familia-e-filhos/criancas-e-adolescentes Acesso em: 8 abril.2012.

    LIMA , Christiane. Namoro adolescente . Maranhão : 2005 . Disponível em : http://elo.com.br/portal/colunistas/ver/228760/namoro-adolescente-x-dormir-junto-liberar-ou-proibir---.html Acesso em:8 abriel.2012.

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  2. ESTUDO E PROPOSTA DE UM CARDÁPIO SAUDÁVEL PARA EVITAR A ACNE

    MARQUES, Rutielli Dorneles
    OLIVEIRA, Juliana Beatriz de
    VICENTE, Emely Nunes
    Alunos do Ensino Médio Politécnico do
    Colégio Estadual Barro Vermelho
    SANTOS, Silvia Adanilda Reis
    Orientadora do Projeto Vivencial


    Esta pesquisa faz parte de um projeto que envolve um grupo de alunos do Ensino Médio Politécnico do Colégio Barro Vermelho e abrange a proposta de elaboração de um cardápio saudável, investigando os principais alimentos necessários para evitar o surgimento de acne na pele, a fim de construir um cardápio com alimentos nutritivos que estejam ao alcance de todos para que se possa evitar a acne, divulgar o mesmo e também partilhar dicas de alimentos e ações saudáveis para a precaução contra as acnes. Pode-se dizer que a investigação deste problema ressalta a importância de tratar a pele para não ficar com aspecto deformado, e, se tratada corretamente, poderá haver reversão no quadro do paciente. Esse assunto envolve a maioria das pessoas, pois abrange a questão alimentícia de todos, dependendo do que cada habitante ingere, sendo alimento saudável ou não saudável, e tudo o que nós deglutimos, reflete mais tarde, na nossa pele. Além disso, o mau hábito de não fazer higiene na pele causa piora no estado da mesma.De acordo com o Blog (Dieta na Rede) a acne é formada por um desequilíbrio nutricional que provoca uma bactéria em nossa pele responsável pelo aparecimento dos poros. Isso acontece mais frequentemente quando não temos um intestino saudável. Esse projeto realizará entrevistas, questionários, constituição de um cardápio, divulgação do mesmo e de dicas saudáveis, registro dos dados obtidos, montagem e conclusão da pesquisa, e também será efetivada a apresentação final. Conforme (Kauffman; Helito (s/d)), o papel da dieta na evolução da acne é uma questão controvertida. Se o paciente relaciona fases de piora com a ingestão de chocolates, nozes, gordura ou refrigerante, estes devem ser evitados. Os resultados servirão para ajudar as pessoas a prevenir as acnes com uma alimentação saudável, mas, em geral, ajuda-las a obterem uma vida com saúde e pele saudável.

    Referências:

    KAUFFMAN, P., HELITO, A. S. Saúde: entendendo as doenças. A enciclopédia da família. NBL Editora. 718 pág.

    OLIVEIRA, MICHAEL. Top listas-10 dicas como acabar com espinhas-evitar espinhas. Disponível em: http://www.beleza.blog.br/top-lista/137-toplistas10-dicas-como-acabar-com-espinhas-evitar-espinhas/> Acesso em: 27 set. 2012.

    REDE, DIETA NA. Alimentos que combatem a acne, as indesejáveis espinhas. Disponível em: Acesso em: 13 set. 2012.

    SPETHMANN, CARLOS NASCIMENTO. Medicina alternativa de A a z. 7 ed. Uberlândia MG: Natureza, 2004.

    UNISC-UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL DO SUL. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. 8 ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC,L 2009.74 pág.

    VEGETAL, BLOG MULTI. Como combater e evitar acnes-espinhas. Disponível em: Acesso em: 06 set. 2012.

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  3. A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE.

    SILVA, Franciele Schuster da
    DORNELLES, Francisco Bandeira
    MARTINS, Karolaine de Almeira
    Alunos do Ensino Médio Politécnico
    do Colégio Estadual Barro Vermelho
    SOUZA, Camila da Rocha
    Orientadora do Projeto Vivencial


    Este pesquisa faz parte de um projeto que envolve um grupo de alunos da turma 201 do Colégio Barro Vermelho e foca seu estudo na investigação da importância do esporte na nossa vida, a fim de informar sobre seus benefícios à saúde física e psicológica. Pode-se dizer que é importante praticarmos esportes, porque a falta dessa prática pode nos prejudicar, quando formos mais velhos, nossos ossos estarão mais fracos. O esporte tem grande importância para a qualidade de vida das pessoas. Assim como o conhecimento faz a diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano, tanto em crianças como adolescentes, adultos ou idosos, o esporte proporciona momentos ricos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte as pessoas expressam sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo. O esporte é bom conservador da nossa saúde, com o corpo modelado, com os mais fortes, prevenir doenças e até na autoestima. Mas o esporte não beneficia só a saúde, mas também no nosso lazer, diversão, também competições podem estimular o espírito esportivo. Com isso, a aprendizagem sobre a importância do esporte poderá aumenta cada vez mais, se sempre haver alguém para estimular as pessoas. Serão realizadas, no início do ano, questões sobre o assunto para alguns profissionais, e entrevista. E serão realizados jogos cooperativos, para estimular os jovens a praticar esporte. Os resultados que serão obtidos farão com que as pessoas entendam mais sobre a importância do esporte, conscientizando-as de que o esporte não é apenas um lazer, ou diversão, porque com a sua prática nos ajudará tanto na saúde física, quanto na psicologia.

    Referências:

    HELIO A. F. Importância e benefícios da atividade física na saúde. Disponível em:
    PORTO,F. A. P. Saúde em movimento. Disponível em: Acesso em: 2012
    HERMÓGENES, J. Yoga para nervosos: Esporte. 7. Ed. Rio de Janeiro: Samuel Z. 2005
    MACEDO J. M. O esporte e sua importância enquanto medida sócio-educativa e qualidade de vida. Disponível em Acesso em: 2012

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  4. MÚSICA NA SALA DE AULA, INFLUENCIANDO UMA APRENDIZAGEM MELHOR.

    REIS, Aline Pereira
    LINHARES, Juliana Faleiro
    Alunos do Ensino Médio Politécnico
    do Colégio Estadual Barro Vermelho
    HUFF, Ivana Beatriz de Oliveira
    Orientadora do Projeto Vivencial


    Este projeto foi elaborado por alunas do Colégio Estadual Barro Vermelho do Ensino Médio Politécnico e trata de como utilizar a música na sala de aula, facilitando o aprendizado dos alunos, já que todos gostam de música e isso pode fazer aumentar o interesse pelas aulas, facilitando o aprendizado dos conteúdos e promovendo a sensibilidade e o gosto musical. Num período de pouca motivação do aluno em sala de aula, é necessário que todos os tipos de recursos sejam utilizados de forma a garantir o sucesso do processo ensino-aprendizagem. A música seria um recurso a ser utilizado para esse fim. Através da tecnologia moderna, podemos escolher as músicas de nossos gostos. A música passa algumas informações educativas para serem utilizadas em sala de aula. A apreciação musical pode ser bem mais abrangente e significativa, se, além de desenvolvermos no aluno o gosto pela música, que o mesmo também responda a música de forma diferenciada, com aquilo que pensa, sente e vivencia na sua experiência pessoal. A música nos propõe vários momentos de alegria, paz, amor, medo, tristeza e outros. Nos ajuda a entender melhor as coisas, e nos dá aquele momento de tranquilidade, para pensar em nossas atitudes da vida. A educação musical deve associar-se à arte do movimento, explorando amplamente as possibilidades corporais, utilizando-se de expressão como um meio de desenvolvimento do esquema corporal, dos esquemas motores básicos, da estruturação do tempo e do espaço e da expressão de significados, sentimentos e emoções através do gesto. Será realizado um questionário para os alunos e professores sobre a música na sala de aula, também serão oportunizados espaços nessas salas, para desenvolver a criatividade e o gosto musical, acontecerão encontros festivos nos recreios prolongados, em parceria com a rádio Jovem Barro, e, por fim, será realizado o festival musical, “The Festival Student”, envolvendo temática estudada. Sendo assim, agora, após tantos anos, como sugere (SCHAFER, 2009) vemos a música ser reintroduzida na escola em todos os níveis da Educação Infantil ou Ensino Médio como uma forma, talvez, de reinventar o sentido de aprender, com prazer e com profundidade, que só poderá acontecer através dos efeitos que a música poderá transmitir. Os resultados que serão obtidos servirão para facilitar o aprendizado do aluno em sala de aula, melhorando as suas notas e estimulando o interesse em aprender.


    REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    BEYER, Ester; KEBACH.Patricia (Org.).Pedagogia da musica: experiências de apresentação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009.

    CALDAS, Ana Luiza Paganelli . A Língua de Sinais e os sons: uma apreciação estética.In: BEYER, Ester; KEBACH.Patricia (Org.). Pedagogia da musica: experiências de apresentação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009.

    RIZZON, Flavia Garcia. A música e suas significações. In: BEYER, Ester; KEBACH.Patricia (Org.). Pedagogia da musica: experiências de apresentação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009.

    RODRIGUES, Marcia Cristina Pires. Apreciação musical através do gesto corporal.In: BEYER, Ester; KEBACH.Patricia (Org.). Pedagogia da musica: experiências de apresentação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009.

    SCHAFER, R. Murray. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. Tradução de Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. São Paulo:Editora Melhoramentos, 2009

    SPECHT, Ana Claudia ; BUNDCHEN, D. S. A atividade de apreciação na construção do cantar. In: BEYER, Ester; KEBACH.Patricia (Org.). Pedagogia da musica: experiências de apresentação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009.

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  5. CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING NO COLÉGIO ESTADUAL BARRO VERMELHO

    BANDEIRA, Suzana Teixeira
    SILVEIRA, Paula Franciele Gonçalves da
    Alunas do Ensino Médio Politécnico
    do Colégio Estadual Barro Vermelho
    BACK, Dieni Damares

    Esta pesquisa faz parte de um projeto vivencial que envolve alunos do Colégio Estadual Barro Vermelho, e foca seu estudo nas causas e conseqüências do “bullying” neste Colégio, abordando a prevenção deste problema social, a fim de alertar sobre os danos causados pela prática do mesmo. Segundo Aramis (2005), os autores de bullying geralmente são meninos que se tornam agressivos por uma desestruturação familiar, não têm pais presentes, têm pouca afetividade e muita liberdade. Ainda, segundo o autor, quem pratica o bullying geralmente é popular, tem opiniões positivas sobre si mesmo, é mais forte que seu alvo e sente prazer em controlar e causar danos aos outros. Já os alvos de bullying não são introsados com os colegas, tem menos autoestima que os outros, são apáticos, geralmente não tem habilidade para reagir ou cessar o bullying, é pouco sociável e inseguro quanto à aceitação ao grupo. Os sintomas mais comuns de bullying são: autoagressão, mau rendimento escolar, insegurança, depressão, perda de memória, isolamento, tentativa de suicídio, resistência em ir à escola, entre outros. Apresentaremos suas conseqüências, através de pesquisas realizadas no colégio, também mostrando o índice de violência que vem sendo vivenciado pelos alunos. Assim, será possível encontrar uma maneira mais fácil e rápida de as agressões não voltarem a ocorrer. Já foi realizado um questionário com algumas turmas do Ensino Médio do Colégio, com o propósito de descobrir os tipos e a freqüência da prática do bullying. Analisando os resultados obtidos no questionário conseguimos observar que os alunos vêem o bullying como uma brincadeira inofensiva realizada entre amigos, e que não causa mal algum para a vítima. Para quem assume que em algum momento de sua vida, já praticou bullying, o motivo, na maioria das vezes, é a vingança. Com as orientações dadas aos alunos, conseguiremos incentivá-los a falar mais sobre o assunto, relatar casos presentes no Colégio, também fatos ocorridos com eles mesmos, denunciar os autores do bullying e nunca se calar por causa do medo. O bullying é um problema grave, mas com a colaboração de todos podemos amenizar os casos existentes e prevenir os casos futuros.

    Referências:

    ARAMIS, A. LOPES NETO. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Disponível em: ,http://www.socielo.br/pdf/v81n5Sa06.pdf> Acesso em : set. 2012.

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  6. A INCRIVEL GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

    SCHILD, Jimy oliveira.
    Aluno do ensino médio politécnico
    Do Colégio Estadual Barro Vermelho
    PELLEGRINI, Ligia Beatriz Haeser.

    Esta pesquisa faz parte de um projeto de um grupo de alunos do segundo ano do E. M. Politécnico e esta baseada na geração de energia eólica, (gerada pelos ventos) que é uma energia renovável e que não polui. Tem como objetivo mostrar para as pessoas os benefícios e vantagens da energia eólica para o meio ambiente. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados. Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aero geradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. É possível ainda a utilização de aero geradores de baixa tensão quando se trate de requisitos limitados de energia elétrica. É considerada a energia mais limpa do planeta. Apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais. Embora ainda haja divergências entre especialistas e instituições na estimativa do potencial eólico brasileiro, vários estudos indicam valores extremamente consideráveis. Até poucos anos, as estimativas eram da ordem de 20.000 MW. Hoje a maioria dos estudos indica valores maiores que 60.000 MW. Essas divergências decorrem principalmente da falta de informações (dados de superfície) e das diferentes metodologias empregadas. De qualquer forma, os diversos levantamentos e estudos realizados e em andamento (locais, regionais e nacionais) têm dado suporte e motivado a exploração comercial da energia eólica no País. Os primeiros estudos foram feitos na região Nordeste, principalmente no Ceará e em Pernambuco. Com o apoio da ANEEL e do Ministério de Ciência e Tecnologia –MCT, o Centro Brasileiro de Energia Eólica – CBEE, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, publicou em 1998 a primeira versão do atlas eólico da Região Nordeste. A continuidade desse trabalho resultou no panorama do potencial Eólico no Brasil. Nos últimos anos, as maiores inovações tecnológicas foram a utilização de acionamento direto (sem multiplicador de velocidades), com geradores síncronos e novos sistemas de controle que permitem o funcionamento das turbinas em velocidade variável, com qualquer tipo de gerador. A tecnologia atual oferece uma variedade de máquinas, segundo a aplicação ou local de instalação. Quanto à aplicação, as turbinas podem ser conectadas à rede elétrica ou destinadas ao suprimento de eletricidade a comunidades ou sistemas isolados. Em relação ao local, a instalação pode ser feita em terra firme. Para chegar a divulgação da energia eólica será feito pesquisa a campo e maquetes. Os resultados que serão obtidos servirão para promover a conscientização das pessoas das pessoas dos benefícios e vantagens da energia eólica
    REFERENCIAS:
    GREENPEACE. A Incrível Geração de Energia Eólica. Disponível em: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/06-Energia_Eolica(3).pdf. Acesso em: set.2012

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  7. todos temos que estudar para sermos alguém na vida, encontrar e superar todas as dificuldades, para no final sermos pessoas realizadas.

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  8. DROGAS: UM MAL EM RAMIZ GALVÃO

    SANTOS, Thalia de Godoy
    SOARES, Maiquely Silveira
    Alunas do Colégio Estadual Barro Vermelho
    OLIVEIRA, Aline Machado de

    Esta pesquisa faz parte de um projeto vivencial que envolve alunos do Colégio Estadual Barro Vermelho, e foca seu estudo na investigação do número de usuários de drogas no Bairro Ramiz Galvão, juntamente com o estudo dos principais problemas causados, bem como a conscientização e prevenção desse mal, a fim de apresentar uma estatística dos usuários de drogas no Bairro e alertar para a conscientização sobre esse mal, pesquisando os malefícios que a droga causa e apresentando uma relação de dicas para conscientizar o jovem a não usar drogas. Pode-se dizer que a investigação do número de usuários e dos motivos que levam os jovens a isso, poderá ser útil para ouso de profissionais capacitados na recuperação, e na prevenção do uso de drogas, proporcionando que cada vez menos jovens se envolvam com drogas. Assim, os mesmos, poderão conviver em sociedade, junto a todos,onde terão oportunidades de estudo, como cursos e uma faculdade, como também terão oportunidades de ingressar no mundo de trabalho e ter uma vida saudável. Serão realizadas entrevistas através de questionários para obter informações necessárias para o resultado do projeto, também serão organizadas palestras no Colégio, onde há maior concentração e jovens,para conscientizá-los sobre o uso de drogas e para finalizar, será construído um painel com fotos uma mensagem final de conscientização. Ainda, segundo GIKOVATE (2004), as drogas podem provocar uma sensação inicial de satisfação e até mesmo deixá-los ‘felizes”, mas elas fazem parte da rota que leva ao abismo e não ao sucesso. Ainda, segundo o autor, entre os ingredientes necessários para o sucesso, além da sorte, que depende, em parte de nos permitirmos a felicidade, estão: a coragem para agir de acordo com nossas convicções; a disciplina interior que nos faz mais fortes que a preguiça e outras forças paralisantes; a humildade para conhecermos nossas limitações, sendo que nenhum desses fatores se beneficiam das drogas, que nos impulsionam para baixo e para trás. Os resultados obtidos ao concluir todos os procedimentos metodológicos servirão para conscientizar os jovens a não usar drogas em hipótese alguma, diminuindo a estatística dos usuários de drogas em nosso Bairro, proporcionando então uma vida saudável em sociedade.

    Referências:

    GIKIVATE, F. Drogas: opção de perdedor. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
    CANTO, S. Drogas: um problema de toda a sociedade. Educação, Paraná, v. 5, n. 27, p. 26-35, Jul/Ago. 2001.

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  9. O TEATRO E SUA HISTÓRIA

    SILVEIRA, David Camargo da
    Aluno do Ensino Médio Politécnico do
    Colégio Estadual Barro Vermelho
    ANDRIOLA, Débora Regina de Oliveira
    Orientadora do Projeto Vivencial

    Esta pesquisa foca seu estudo na investigação da origem das peças teatrais, alguns tipos e como são feitas procurando informar ao leitor uma breve história sobre o teatro. Este projeto de pesquisa tem o objetivo de pesquisar e apresentar a origem das peças teatrais no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul, informando sobre alguns tipos de peças que existiam e ainda existem. Também será apresentada uma peça teatral para as crianças, a fim de mostrar a eles um novo modo de entretenimento. Optou-se por este tema, pois o assunto teatro é muito interessante e de uma grande importância cultural. Este projeto será feito para que todos aqueles que gostam de teatro se informem e para quem pretende trabalhar nesta área, aprender como apresentar peças teatrais. O teatro hoje está cada vez mais crescendo e, para influenciar futuros atores ou atrizes, este projeto abordará como as peças eram feitas e como são hoje. Segundo Shakespeare, o mundo é um palco. E homens e mulheres, não mais que meros atores. Entram e saem de cena e durante a sua vida não fazem mais do que desempenhar alguns papéis (SHAKESPEARE, William). Segundo Poncela o teatro é um meio muito eficaz de educar o público; mas quem faz teatro educativo encontra-se sempre sem público para poder educar (PONCELA, E. Jardiel). Este trabalho será realizado tanto de forma descritiva quanto exploratória, informando ao leitor sobre as peças teatrais. Serão pesquisados alguns nomes de grupos teatrais, será feito um questionário com os alunos do Ensino Médio, para saber quais deles têm interesse em participar de uma peça teatral no colégio para as crianças e será pesquisado o gosto das crianças em relação à peça. Haverá uma entrevista com pessoas do meio teatral, para saber as opiniões delas em relação ao teatro. As peças teatrais que estiverem em cartaz no Brasil serão pesquisadas. Também serão pesquisados alguns artistas famosos no teatro e alguns exemplos de textos teatrais. Será feita uma pesquisa explicando a relação entre o teatro, o filme e a novela, com as semelhanças e diferenças entre esses gêneros. A história do teatro no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul será pesquisada, assim como alguns tipos de peças de teatro que existem hoje. Após realizar esta pesquisa, será organizado um grupo de teatro no bairro, o qual fará apresentações nas escolas e poderá representar na cidade. As apresentações nas escolas servirão para incentivar o teatro para as crianças e adolescentes, buscando dar-lhes uma cultura ampla, a fim de as crianças terem uma maior receptividade, sendo assim, melhorando o aprendizado.

    REFERÊNCIAS:

    SHAKESPEARE, William. Citações sobre teatro. Disponível em: Acesso em: 2 dez. 2012

    PONCELA, E. Jardiel. Citações, Frases e Aforismos. Disponível em: Acesso em: 16 maio 2012.

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  10. MÚSICA: A ESCOLHA É SUA!

    BASTOS,Jéssica Azevedo,
    DOS SANTOS,Pollyanna Albarello,
    DA SILVA,Suzana Evangelista
    Alunas do Ensino Médio Politécnico
    do Colégio Estadual Barro Vermelho
    HUFF,Ivana Beatriz Oliveira
    Orientadora do projeto vivencial


    Esta pesquisa faz parte de um projeto que envolve alunos do segundo ano do Ensino Médio Politécnico do Colégio Barro Vermelho. Foca seu estudo em proporcionar um conhecimento maior sobre a música para as pessoas, tendo como principal objetivo mostrar para a população que cada ser humano é livre para escolher o gênero musical que mais lhe agrada. Assim minimizando a questão do preconceito musical. Pois a muito preconceito principalmente em relação ao gosto musical dos jovens, falta conhecimento em relações a estilos, época, compositores, intérpretes, melodias... A escolha de estilos musicais em nosso século é quase sempre escolhida por companhias ou amizades. Pode-se dizer que este trabalho justifica-se por mostrarpara as pessoas que independente de qual gênero gostamos de ouvir todos nós somos livre para fazer-nos nossas próprias escolhas, assim tomando nossas decisões sem a interferência de outras pessoas.Pois a música é uma atividade de nosso cotidiano. “Quanto melhor você conhece um som, mais ele muda. Ele toma significados totalmente novos e inesperados” (SCHAFER, 2010). A música surge no momento em que estamos tentando demonstrar nossos sentimentos e nossas emoções. Cada trecho musical transmite uma mensagem, um apoio, uma motivação, algo com que nos identificamos. Em nosso projeto, desenvolvemos a pesquisa com as seguintes etapas: iniciamos o ano letivo com a elaboração e aplicação de um questionário, coletas de vários dados sobre o assunto e futuramente aprofundaremos nossa pesquisa. Logo após compareceremos a estúdios musicais, para serem coletadas informações sobre o assunto com profissionais da área. Assim, também faremos ao longo do ano a aplicação de todos os dados recolhidos, perfis baseados nos questionários entregues serão expostos em todas as turmas do Ensino Médio do Colégio Barro Vermelho. Assim, tentaremos expor o gosto musical da maioria da turma, com o intuito de melhorar o conhecimento sobre a música, levando as pessoas a refletirem sobre suas atitudes. Enfim, todos os resultados obtidos servirão para minimizar a questão do preconceito musical, levando as pessoas a pensarem em suas atitudes diante outras pessoa, praticando o respeito e principalmente policiarem-se diante de suas opiniões em respeito à de outros. Assim propondoum maior respeito em relação às escolhas individuais e para que tenham um conhecimento aprimorado do que escutam e criticam.
    Referências:
    SWANWICK, K. Ensinando Música Musicalmente: 1ªed. Moderna, 2003.
    SCHAFER, M. R. Educação Sonora: 1ª ed. Moderna, 2010.

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  11. CONHECENDO A HISTÓRIA DA ARQUITETURA RIO-PARDENSE

    PEREIRA, Wagner Tiago kerber
    Aluno do Ensino Médio Politécnico do
    Colégio Estadual Barro Vermelho.
    FERREIRA, Aida Aparecida dos Santos
    Orientadora do Projeto Vivencial.

    Esta pesquisa faz parte de um projeto formulado por um aluno do Ensino Médio Politécnico do Colégio Estadual Barro Vermelho que envolve a elaboração de um catálogo, baseado na arquitetura local, a fim de contribuir para o conhecimento dos cidadãos rio-pardenses em relação aos próprios aspectos culturais de sua localidade. Pretende-se mostrar como os casarões antigos de Rio Pardo são variados no aspecto estrutural e estético e alertar sobre a importância desses casarões e igrejas para o turismo. Pode-se dizer que a adoção de um catálogo, baseado em nossa arquitetura colonial, é essencial para compreender a cultura de nossos antepassados por se tratar de um legado histórico e estar presente em nosso cotidiano. Fazem parte desse conjunto: residências, as igrejas muitas ainda espalham a fé pelo município de Rio Pardo; museus e centros de cultura. Também instituições governamentais como a Secretária de Turismo e Lazer. A maioria dos casarões de Rio Pardo eram comércios e residências. Os estabelecimentos comerciais geralmente funcionavam embaixo e no piso superior se localizavam os quartos e a cozinha. A partir de 1809, na fase mais próspera da economia rio-pardense, foram erguidos muitos sobrados residenciais, com riqueza de detalhes na sua arquitetura. Saint-Hilaine, no início da década de 1820, se refere a Rio Pardo como sendo uma localidade rica e comercial, descrevendo-a assim: “Sobre a crista de elevada colina corre a principal rua, ficando as demais nos flancos dessa e de outras colinas adjacentes (...). A praça pública é pequena. A igreja paroquial forma um de seus lados e não está ainda acabado, o mesmo acontecendo a duas outras pequenas igrejas existentes na cidade. A casa da câmara, tendo anexa a cadeia, é um edifício térreo. A rua principal é, em parte, calçada e as demais não o são todas as casas de Rio Pardo são cobertas de telhas, várias residências são assombradas, de um e mesmo dois andares e quase todas as que anunciam abastança têm sacadas envidraçadas.”. Será elaborado um catálogo descritivo com base em uma pesquisa das estruturas civis que tem seu papel cultural relevante no desenvolvimento do município, e se pretende sanar a falta de aculturamento dos cidadãos em relação a sua própria história artística, financeira e cultural a ponto de contribuir para a interação da população com essas edificações com base em suas formas artísticas atuais.


    REFERÊNCIA

    VOGT, O. P.; ROMERO, M. R. Z.; Uma luz para a história do Rio Grande: Rio Pardo 200 anos cultura, arte e memória. 1. Ed. Santa Cruz do Sul: Gazeta Santa Cruz

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  12. A VERDADE SOBRE O ROCK

    CORRÊA, Ìtalo Jardim
    Aluno do Ensino Médio Politécnico
    do Colégio Estadual Barro Vermelho
    TURCATTO, Nelton José
    Orientador do Projeto Vivencial

    Esta pesquisa faz parte de um projeto que envolve um aluno do Ensino Médio Politécnico e foca no estilo musical rock e seu papel na sociedade de hoje, a fim de acabar com o velho estereótipo preconceituoso em relação ao estilo e as pessoas que o aderem, além de despertar o senso crítico das pessoas e também o interesse em relação ao estilo. Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos EUA nos anos 50 ( década de 1950...). Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido no cenário musical da época, o rock unia um ritmo rápido e dançante com claras influencias da musica negra sulista dos EUA e o country. Uma das características importantes do rock era o acompanhamento da guitarra elétrica, bateria e baixo. A juventude atual pode ser dividida em diversos grupos de atuação na realidade, sendo que muitos deles têm em comum o aspecto lazer. Posto isso, nesta tese abarcou-se o impacto que o gênero musical rock provoca no comportamento do jovem universitário fã entusiástico deste gênero musical, abrangendo-se questões como formação da identidade, visão sobre o mundo, meios de expressão, visual, dentre outros, sendo que há uma sociabilidade juvenil estabelecida a partir da identificação e do compartilhar do gosto e pratica de lazer (VINICIUS, Sérgio de Lima Grande). Durante a pesquisa serão entrevistadas e documentadas em vídeo a realidade de uma banda de rock, a fim de compreender a realidade dos mesmos, eliminando curiosidades e diminuindo o preconceito. Uma das principais atividades serão as entrevistas pessoais com elementos de idades variadas e suas opiniões em relação ao estilo musical, com produção de gráficos mostrando suas opiniões, o projeto terá como destaque a apresentação de um documentário aos alunos do Colégio Estadual Barro Vermelho. Esta pesquisa será importante para mudar o pensamento das pessoas em relação ao rock além de despertar o seu interesse por estilos musicais variados e conviver em harmonia na sociedade.

    Referencia:

    VINICIUS, Sérgio de Lima Grande. Disponivel em Acesso em: 7 de maio de 2013

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  13. ALIMENTAÇÃO OFERECIDA NO COLÉGIO BARRO VERMELHO

    SOARES, Filipe Dias.
    SOUZA, Anderson Rodrigo Silva de
    Alunos do Ensino Médio Politécnico
    Do Colégio Estadual Barro Vermelho.
    SILVA, Daiane Barros da
    Orientadora do projeto vivencial


    Esta pesquisa faz parte de um projeto que envolve um grupo de funcionários do departamento de educação do Colégio Barro Vermelho e foca seu estudo em planejamento de ações educativas para uma nova alimentação no Colégio Barro Vermelho, a fim de demonstrar uma relação dos alimentos saudáveis e não saudáveis oferecidos aos alunos do Colégio Barro Vermelho. Pode-se dizer que a exposição de esclarecimentos sobre alimentação ajudará os alunos do Colégio Barro Vermelho a conscientizarem-se sobre uma alimentação mais saudável na escola e em casa, proporcionam que o conhecimento seja construído independente de tempo, espaço e local de acesso. Assim, esse ambiente educacional de aprendizagem surge como instrumento de avaliação pedagógica de aprendizagem que se caracteriza, basicamente, pelo uso de agentes pedagógicos que fazem a interação entre o estudante e o ambiente com o material educativo. Optou-se por pesquisa exploratória pelo motivo de envolver produção de questionários, aplicação de entrevistas, levantamento de dados, produção de gráficos, conclusão de dados, montagem de relatório, e uma boa apresentação final, ainda assim, é um processo abrangente que traz a reflexão crítica sobre a pratica da alimentação na escola e os processos que estão sendo desencadeados nos agentes do sistema educacional, no sentido de observar os seus avanços, resistências, dificuldades e possibilitar a tomada de decisões. Nesse aspecto avaliar passa a ser fundamental no sentido de proporcionar instrumentos de observação das transformações obtidas ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados que serão obtidos servirão para promover alterações na merenda escolar ajudando e aprimorando a capacidade dos alunos em concentrar-se nas aulas trazendo-lhe novos conhecimentos. Uma boa alimentação é você não comer mais do que o necessário e nem comer pouco, na base certa, pois as pessoas saudáveis são aquelas que comem de tudo um pouco.


    Referências:


    NASCIMENTO, José Leonardo. Alimentação Saudável nas Escolas: Promovendo a saúde e construindo a segurança alimentar e nutricional. Mutuipé: 2005. Disponível em: http://www.twiki.ufba.br/twiki/pub/Nutricao/Anexo/manual_para_forma%E7%E3o_de_educadores_em_alimenta%E7%E3o_saud%E1vel.pdf. Acesso em: out. de 2012


    BLOG INTERAÇÃO E CRIATIVIDADE. Disponível em: http://luizcarlosdamota-uruau-lcm.blogspot.com.br/2009/12/frases-vencedoras-do-i-concurso-de.html. Acesso em:

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  14. DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: USO DO PRESERVATIVO
    EIDT, Fernanda Panta,
    SILVA, Gabriela Matusiak,
    Alunas do Ensino Médio Politécnico
    do Colégio Estadual Barro Vermelho
    SANTOS, Silvia Adanilda Reis
    Orientadora do projeto vivencial

    Esta pesquisa está voltada para a investigação do uso do preservativo pelos jovens, para prevenir doenças que possam prejudicar a saúde ou levar à morte, a fim de mostrara eles que o uso do preservativo pode prevenir várias doenças sexualmente transmissíveis. O estudo sobre os benefícios que a prevenção pode trazer servirá como alerta as DST’s. Muitos jovens não usam preservativo, pois sua ignorância e imaturidade fazem com que eles tenham pensamentos negativos sobre o uso:”restringe o prazer”,mas não se dão conta das conseqüências.O uso do preservativo,além de um sexo seguro, previne várias doenças,esses são seus benefícios.Já realizamos o questionário baseando-se nas doenças, para a apresentação de dados estatísticos em forma de gráficos,mostrando e mostrando a importância de se prevenir, também informando sobre as causas e consequências do não auso, através de relatos de pessoas especializadas no assunto;levantamento de dados coletados até agora para a apresentação;revisão bibliográfica.As doenças sexualmente transmissíveis são transmitidas principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas, verrugas.As mais conhecidas pelas pessoas são gonorreia e sífilis.Algumas DST’s não apresentam sintomas. (SAÚDE-Ministério da Saúde, DST-AIDS HEPATITES VIRAIS). Algumas DST’s são fáceis de tratamento, outras, contudo, têm tratamento mais difícil ou pode persistir ativas, apesar da sensação melhorar relatada pelos pacientes. As estimativas de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa são: Clamídia, Gonorreia, Sífilis, Herpes Genital. (JOJI UENO-2010). Todos correm o risco de pegar doenças sexualmente transmissíveis ou até mesmo gravidez precoce. Deviam se conscientizar de que essa atitude pode trazer conseqüências graves.Os resultados que serão obtidos servirão para esclarecer com intuito de tentar melhorar esse processo da saúde.

    Referências
    AZULAY, RD e AZULAY, DR Dermatologia. Editora Guanabara Koogan; 8° edição/1992. Acesso em: 8 set. 2012.
    GIOMMI, R. e PERROTA, M.Programa de Educacíon Sexual. Volumene II. Editorial Everest S.A. 1993. Acesso em: 5 jun. 2012.
    MARANGONI, DV e SCHECHTER, M.Doenças infecciosas: Conduta diagnóstica e terapeuta.Editora Guanabara Koogan.1° edição;1994. Acesso em: 5 jun. 2012
    REZENDE, J. e MONTENEGRO, C.Obstétrica fundamental.Ed.Guanabara Koogan:7° edição;1995. Acesso em: 18 ago. 2012.

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  15. ESCLARECIMENTO E PREVENÇÃO DAS DST’S

    MARIA, Mateus Moura

    Aluno do Ensino Médio Politécnico

    do Colégio Estadual Barro Vermelho

    MARQUES, Maria Alice Rosa

    Orientadora do Projeto Vivencial

    Esta pesquisa foca seu estudo em explicar sobre as doenças sexualmente transmissíveis, explicar como essas doenças surgiram e mostrar o quanto devemos ficar atentos a estas doenças, a fim de alertar as pessoas sobre os riscos das mesmas, expor formas de se prevenir, e passos a seguir após a descoberta de alguma DST, falar sobre as principais doenças, dicas de como se prevenir e relatar os sintomas que essas doenças causam. Pode-se dizer que cartazes, panfletos, palestras, questionários e produções de gráficos sejam necessários para conseguir atingir o público alvo. As doenças sexualmente transmissíveis conhecidas por doenças venéreas, são transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doença, e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados ou manipulação indevida de objetos contaminados como lâminas e seringas. Entre todas as doenças sexualmente transmissíveis que existem pelo mundo as principais são: Sífilis, Gonorréia, Tricomona, Clamidia e a Aids. Haverá a aplicação de um questionário aos alunos do Colégio Estadual Barro Vermelho; no mês de maio, será feita uma pesquisa bibliográfica; em junho, será revisado todo o conteúdo adquirido até então. E, se for preciso, haverá uma revisão e reorganização do trabalho. Em julho, ocorrerá uma visita ao Sistema Único de Saúde, com o objetivo de solicitar um palestrante, para comparecer à escola para conceder uma palestra aos alunos, respondendo e esclarecendo as dúvidas dos mesmos. No mês de agosto, serão produzidos gráficos, cartazes e haverá apresentação de um filme com a temática do projeto e apresentação para alunos do Colégio Barro Vermelho. Em setembro, será feito um relatório e possíveis correções de erros contidos no projeto. Por último, no mês de novembro, ocorrerá a apresentação de final de ano para a banca escolar. Ainda, segundo o Ministério da Saúde, a adoção de práticas preventivas pela população, especialmente o uso correto e sistemático dos insumos de prevenção, é um dos maiores desafios, e para que isso se concretize, a participação dos profissionais da Atenção Básica é fundamental. Objetiva-se, com esta pesquisa, solucionar o maior número de dúvidas possíveis dos alunos do Colégio Estadual Barro Vermelho sobre as doenças sexualmente transmissíveis, fazendo com que os alunos saibam se prevenir destas doenças, tendo consciência de que as DST’s causam um grande risco à saúde e, ao manter relações sexuais, as pessoas devem-se prevenir, usando do preservativo, evitando, assim, o risco de contaminação por alguma DST.

    (Autor desconhecido. Saiba como se prevenir. Disponível em: Acesso em: Outubro/2012.

    FONSECA, K. Doença sexualmente transmissível. Disponível em: Acesso em: Outubro/2012 )

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  17. ESTILOS DE ESCOLHAS DOS JOVENS DO BAIRRO RAMIZ GALVÃO

    LINHARES, Micheli dos Santos
    SILVA, Angela Rios
    Alunas do Ensino Medio Politecnico
    do Colegio Estadual Barro Vermelho
    SOUZA, Liliane dos Santos
    Orientadora do Projeto Vivencial

    Esta pesquisa faz parte de um projeto que envolve alunos do Ensino Médio Politécnico e foca na investigação das consequências causadas pelos diferentes estilos vividos pelos jovens do bairro Ramiz Galvão. Partindo da dúvida de que os jovens poderiam sofrer algum tipo de preconceito dentro da sociedade a que pertencem, surgiu a idéia de fazer esta pesquisa, afim de questionar a sociedade e conscientizar a mesma de que os jovens com estilos diferentes tem direitos e deveres iguais o de qualquer outro cidadão. É importante mostrar se realmente existe este preconceito e se isso afetará a vida desses jovens. A sociedade relaciona os estilos diferenciados desses grupos, tais como: “rockeiros” : que se vestem com roupas pretas, olhos pintados, e camisetas de bandas, “rappers” : usam roupas largas, bonés, correntes etc, “funkeiros” : usam roupas curtas, brilhantes, um tanto “sexy” , “emos” : usam roupas pretas, cabelos pretos, maquiagem marcante, olhos pintados, ao seu carater. Segundo (DAYRELL, 2003), essas imagens convivem uma com a outra: a juventude vista como um momento de crise uma fase difícil dominada por conflitos com a auto estima ou personalidade, o que pode levá-la a tentar demonstrar isso se vestindo de maneira diferenciada. Serão realizadas entrevistas com jovens do bairro e o restante da sociedade, esposição dos dados e organização de um desfile de jovens com estilos variados nas escolas do bairro. A realização de entrevistas é um processo onde acomulamos opiniões contraditórias de diferentes partes da sociedade. Os resultados que serão obtidos servirão para acabar com o preconceito da sociedade para com os jovens, mostrar que o estilo da pessoa não define seu carater e inseri-las dentro da sociedade.

    Referências:

    DAYRELL, J. Jovem como sujeito social. Disponível em: Acesso em: set/2012.

    CARDOSO,P. ; GOIO, S. ; EONELORG, J.P. Jovens marcas e estilos. Disponível em: <bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/506/1/324-326fchso4-9.pdf. S/d. Acesso em: out/2012.

    As melhores coisas do mundo. Laiz Bondansky. (Laiz Bondansky, Gullane, Luiz Bolognes) São Paulo: Warner Bros. 2010. Dvd (107 min). Legendado Português.


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  18. O DESCARTE INDEVIDO DE PILHAS E O PREJUÍZO AO MEIO AMBIENTE





    BAPTISTA, Vitória Militão

    SANTOS, Zélia Rosane dos

    Alunas do Ensino Médio Politécnico do

    Colégio Estadual Barro Vermelho

    SILVA, Cristina Pellegrini

    Orientadora do projeto vivencial



    Esta pesquisa foca investigar o problema causado pelas pilhas jogadas no meio ambiente e, pela ação do recolhimento dos mesmos por empresas do município, a fim de alertar as pessoas dos males que provoca o descarte indevido de pilhas ao meio ambiente e à saúde humana, e incentivar as pessoas a descartarem elas em lugares adequados. Elas são compostas por metais pesados, possuem radiação, e decomposição que é infinita, e tudo isso faz mal para nós, animais e meio ambiente. Entre os muitos elementos químicos, os prejudiciais são: mercúrio (Mg), cádmio (Cd), chumbo (Pb), lítio (Li), níquel (Ni), zinco (Zn), cobalto (Co), bióxido de manganês (MnO2). No Brasil anualmente, são produzidos cerca de 800 milhões de pilhas comuns. Segundo Grunraut, 2012, somado ao fato de que as pilhas demoram até 500 anos para serem absorvidas pelo ambiente, e que no Brasil, por ano, são descartadas 170 milhões de pilhas, o problema passa a ser mais grave. Em torno de 1% do lixo urbano, é constituído por resíduos sólidos que contêm elementos tóxicos, elas podem trazer contaminação do solo, das águas superficiais e subterrâneas pelo chorume, proliferação de ratos, moscas e microorganismos, que podem transferir doenças ao ser humano. Será a realizada a aplicação de entrevistas, palestras, distribuição de folders para informação e orientação. Será essencial para a diminuição de doenças provocadas pelo descarte indevido de pilhas usadas, e para as pessoas se informarem sobre locais de coleta.



    Referência:

    Gomes ACL, Melo SR.Pilhas e efeitos nocivos. Arq Mudi. 2006; 10(3): 10-5.



    TAKAHASHI, Vivian Cristina Inácio. Reciclagem de baterias de íon de Li:condicionamento físico e extração do Co. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.



    CAMARGO, Ademir João. Estudo químico-quântico abinitio e semi-empírico de compostos inorgânicos e orgânicos com possíveis aplicações tecnológicas. 2001. 221 f. Doutorado em Ciências (Físico- químico). Universidade de São Paulo, São Carlos.

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  19. A FORMA CORRETA E O MAU DIRECIONAMENTO DO LIXO RESIDENCIAL

    QUINTANA, Maiara Silveira
    GODOIS, Kelli Soares
    Aluna do Ensino Médio Politécnico do
    Colégio Estadual Barro Vermelho
    ANDRIOLA, Débora Regina de Oliveira
    Orientadora do Projeto Vivencial


    Esta pesquisa envolve a preocupação com a poluição e a forma correta de direcionar o lixo e as conseqüências do mau direcionamento. Objetivo geral desta pesquisa é mostrar para a sociedade a forma correta de direcionar o lixo produzido em residências. Reciclar faz com que o meio ambiente fique limpo e proporcione uma qualidade de vida satisfatória. Com a reciclagem, podemos diminuir o número de lixo residencial e nas ruas da nossa cidade também. Assim poderemos ter uma qualidade de vida melhor do que já temos. A preocupação com isso só aumenta por causa das enchentes que entopem bueiros e diminuem a vazão d’água. O lixo sempre foi um problema na sociedade, pois as pessoas estão desinformadas sobre o mal que pode causar devido a mau direcionamento do mesmo. Animais são atraídos causando doenças nas pessoas. Será feito bibliográfico, também entrevistas com a Secretária do Meio Ambiente e com a comunidade, produção de gráficos, montagem de folders e palestra sobre o direcionamento do lixo residencial. Segundo ROBERTO, tendo em vista o problema do lixo na sociedade constata-se que, para ampliar a reciclagem do lixo a população tem que separá-lo e a coleta seletiva precisa ser ampliada, caso contrário o problema continuará. Com esta pesquisa, pretende-se conscientizar a sociedade e informar-lhe sobre os problemas que o mau direcionamento do lixo pode causar e como separar corretamente o lixo residencial e informar o local onde o lixo deve ser colocado, aumentar a coleta seletiva através de pontos de entrega voluntária, campanha de conscientização coleta porta a porta. As soluções devem ser desenvolvidas de acordo com o porte do município, buscando otimização do gerenciamento.

    Referências:

    JARDIM, N. S; WELLS, C.(org). LIXO MUNICIPAL: Manual de gerenciamento integrado. São Paulo: IPT: CEMPRE 1995.

    KANASHIRO, M. A cidade e os sentidos: Sentir a cidade. Desenvolvimento e meio ambiente. Curitiba, n.7, p.159-164, jan/jul 2003.

    ODUM, E.P. ECOLOGIA. Rio De Janeiro: Guanabara koogan,1988.

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  20. POLUIÇÃO DO RIO JACUÍ NA IMEDIAÇÃO DA PRAIA DOS INGAZEIROS

    AZEVEDO, Douglas Pereira
    SILVA, Gustavo Rodrigues
    Alunos do Ensino Médio Politécnico do
    Colégio Estadual Barro Vermelho
    SOUZA, Rejane Conceição de Bastos
    Orientadora do Projeto Vivencial


    Esta pesquisa faz parte de um projeto sobre a Poluição do Rio Jacuí na Imediação da Praia dos Ingazeiros, onde diariamente é jogado o esgoto que sai de nossas casas e de todas as outras cidades onde o rio passa e que causa uma grande poluição que se reflete aqui, em nossa cidade, a fim de mostrar essa situação e conscientizar as pessoas sobre a condição do Rio Jacuí. Ele possui cerca de 800 km de comprimento, sua nascente fica localizado a 500 metros do Rio Passo Fundo e a menos de 900 metros do Rio do Peixe e Guaporé. Pode-se dizer que o Rio Jacuí é de vital importância para o estado e para os municípios onde ele passa, pois além de irrigar lavouras, sustenta também famílias que dependem da pesca, da extração de areia, entre outras atividades. A poluição das águas dos rios afeta sua qualidade e a dos seres vivos que ali habitam. Esse processo vai desde um saquinho de papel até materiais tóxicos, metais pesados e detergentes. A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. Os rios podem se tornar poluídos por várias razões, tais como: as substâncias químicas da chuva ácida podem se acumular nos rios, e alcançar níveis nocivos; as fábricas que despejam resíduos nos rios; o escoamento de campos de cultivo também pode poluir; barcos e Jets Skis soltam gasolina nos rios, que quando poluídos, a vida vegetal e animal são prejudicados. Para ter certeza disto, iremos realizar uma pesquisa quantitativa, pois coletaremos informações de como está o saneamento básico dos moradores próximos ao rio, e para onde vai seu esgoto, entre outras informações; usaremos uma câmera fotográfica para registrar as imagens de como está o rio, e também consultaremos os órgãos públicos de nosso município. Ainda, segundo o Jornal Correio do Povo (2010), “ocorreu a chegada da massa de poluição de aproximadamente 15 quilômetros de extensão no Rio Jacuí. Esta mancha reduz a quantidade de oxigênio da água, o que causou a mortandade de peixes”. Este tipo de poluição da água foi causado por materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da mesma, e afeta o organismo dos seres vivos. Talvez mais perigosa do que o lixo dos esgotos é a poluição química das indústrias, que jogam toneladas de produtos químicos diretamente nos rios, sem qualquer processo de filtragem, o que ocasiona a contaminação da água e de peixes. Os resultados obtidos ao término desta pesquisa servirão para ter a ideia exata da poluição e o que ela já ocasionou com o Rio Jacuí. Será também mostrado para os alunos do Colégio Estadual Barro Vermelho, que é possível ter uma praia mais limpa e organizada.


    Referências:
    FEPAM. Qualidade da água do Rio Jacuí. Disponível em:
    . Acesso em: 20 out. 2012.

    WIKIPÉDIA. Rio Jacuí. Disponível em: . Acesso em 30 nov. 2012.

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  21. MALES CAUSADOS PELO CIGARRO

    SILVA, Gilberto
    WAICK, Murilo
    Alunos do Ensino Médio Politécnicodo
    Colégio Estadual Barro Vermelho
    SANTOS, Silvia Adanilda Reis
    Orientadora do Projeto Vivencial


    Esta pesquisa faz parte de um projeto que envolve os alunos do colégio Barro Vermelho e foca no estudo dos malefícios de fumar, a fins de oferecer um maior numero de informações sobre o cigarro. Serão feitas pesquisas em livros internet, entrevista, palestra, levantamento de dados, produção de folders e distribuição. Pode-se dizer que o uso de cigarro vem sendo discutido entre especialista no assunto. A investigação desse problema é importante para que as pessoas se alertem sobre os prejuízos causados pelo uso abusivo do cigarro em geral. Deve-se conscientizar de que fumar não trazbenefícios a saúde. Segundo (Fioret 2000), o tratamento baseia-se em três componentes: resolução de problemas, suporte social e medicamentos. As chances de pessoas pararem de fumar aumentarãoem 1,5 a 2 vezes a chance de sucesso ao tentar parar de fumar. Ainda segundo Fioret, a avaliação de fumar é possível, mas tende de ter 3 componentes já citados. Os resultados que serão obtidos servirão para promover mudanças no dia a dia dos fumantes e,assim , trazer uma melhor qualidade de vida aos fumantes e sua família.O objetivo e de realizar está pesquisa com o intuito de reduzir o uso do tabaco. O Objetivo geral deste trabalho e conscientizar o maior numero de fumantes dos prejuízos causados pelo cigarro.


    Referencias Bibliográficas

    MARQUES, Ana Célia Roseli; FEREIRA, Montenuza. Álcool e tabaco. 1º Curso de capacitação sobre redução da oferta e da demanda de drogas. Brasília, p. 65-80, 2004.
    SILVA, Aline; TORRES, Andréia; SANTOS, Lilian. Normas para formatação do projeto de pesquisa. Rio Pardo, 2012.

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  22. MELHORIAS NA QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIUDADE DE SANTA TEREZINHA, JOÃO MAURA, NO MUNICÍPIO DE RIO PARDO /RS.


    HELFER, Luís Henrique
    Aluna do Ensino Médio Politécnico
    do Colégio Estadual Barro Vermelho
    SILVA, Cristina Pellegrini
    Orientadora do Projeto Vivencial


    Esta pesquisa faz parte do novo Ensino Médio Politécnico, do Colégio Estadual Barro Vermelho, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade de santa Terezinha, João Maura, no município de Rio Pardo/RS, com a intenção de conscientizar os moradores da comunidade, para a mudança de pensamento e atitudes de muitos em relação a suas posturas na comunidade, melhorando na sua qualidade de vida. O trabalho será desenvolvido neste local, porque tem pouca união comunitária, os jovens não têm muito contato com os idosos, as pessoas não praticam exercícios físicos, têm pouca diversão. Muitos desses problemas são causados por desavenças com vizinhos ou parentes, isolando as pessoas da vida comunitária. Este trabalho é uma pesquisa descritiva, com as seguintes tarefas a serem cumpridas: realização de recreios diferenciados com a mostra de filmes, para que os alunos se sintam estimulados na hora do seu aprendizado; palestras comunitárias com a intenção de informar os moradores; conversa entre os jovens e os idosos para que troquem ideias; gincanas comunitárias, para que a comunidade interaja mais; bingos comunitários como forma de diversão e, no ultimo mês do ano, será realizado uma festa dançante para as pessoas de terceira idade para que elas se divirtam mais. Tudo ficará registrado através de relatos e fotos para consulta da comunidade. Ainda, segundo o LUCCHESE, Dr.Fernando, todas as pessoas entre 30 e 40 anos devem fazer um “check-up”periódico, principalmente se elas ou alguém da família sofre ou sofreu, por exemplo, de obesidade, se tem uma vida estressante, se é fumante ou até mesmo um parente que teve ou tem câncer. Para viverem melhor, principalmente as pessoas de 40 anos para mais, devem medir a sua pressão arterial no mínimo uma (1) vez por mês em qualquer farmácia ou hospital. Se quisermos ter uma boa qualidade de vida, devemos tratar as outras pessoas como queremos ser tratados, com educação sinceridade e com postura; se as tratarmos com ‘coices’, nós também seremos tratados assim.O site ALUMAS LEITURAS,diz que para termos uma boa convivência com as pessoas ,devemos seguir os cinco passos principais ,que são:Saber escutar;ter paciência;não arme barraco;seja natural e seja gentil.Os resultados comprovaram se os moradores da Comunidade de Santa Terezinha, João Maura consigam ter uma melhor qualidade de vida comprovada como o que eles tinham antes de ser aplicado esse projeto, através das palestras no salão da comunidade e outras atividades esportivas que serão realizados na Escola Professor Guerreiro Lima e também no salão comunitário.


    Referências:

    ALGUMASLEITURAS, Dicas para conviver melhor comas pessoas. Disponível em: http://algumasleituras.blogspot.com.br/2008/01/dicas-para-conviver-be. Acessado em setembro de 2012

    LUCCHESE, Fernando A. Pílulas para viver melhor. Porto Alegre. L&PM Pockto e 2001





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  23. DROGAS: O MAL DO SÉCULO.

    FONTOURA, Daila Ferreira
    OLIVEIRA, Andrei Ravier Rodrigues de
    MARTINS, Bruna Rezende
    Alunos do Ensino Médio Politécnico
    do Colégio Barro Vermelho
    OLIVEIRA, Aline Machado de
    Orientadora do Projeto Vivencial

    Está pesquisa é parte de um projeto que visa à conscientização dos alunos a não experimentarem nenhum tipo de droga, alertando sobre o mal que as mesmas podem causar, afetando a relação social entre usuários e familiares. Além disso, pretende-se levar informações para as pessoas que vivem essa realidade, ajudando-as a sair do vício. Pode-se dizer que muitos viciados usaram a droga pela primeira vez para se divertir, por influência de amigos ou curiosidade, acabando como dependentes químicos; outros usam às para fugir da sua própria realidade. O projeto tem como maior preocupação os problemas de saúde causados pelas substâncias que entram em contato com o organismo, modificando funções e causando doenças, podendo levar a morte dos usuários. Segundo CAMPAING s/d existem muitas pessoas com desejo constante de alterar o estado de consciência recorrendo ao uso de substâncias, e com o uso constante da droga, os viciados perdem o controle precisando aumentar a dose para obter o mesmo efeito, isso é a chamada tolerância. A pesquisa envolverá entrevistas e documentários com pessoas que vivem e que já superaram o problema pesquisado. E como disse ALMEIDA s/d as drogas não são um assunto fácil de tratar. Elas são apontadas como causas de diversos problemas sociais, principalmente familiares. Enfim, a pesquisa pretende ter como resultado, mudar o pensamento dos jovens diante este assunto, com intuito de gerar melhorias na sociedade.



    CAMPAING, B. As drogas e o cérebro. Disponível em Acesso em: 26 set. 2012

    PAYÁ, R.; FIGLIE, N. B. Abordagem familiar em dependência química. Disponível em: Acesso em: 26 set. 2012,.

    ALMEIDA, L. Consumo de drogas tem aumentado na opinião dos Capixabas. Disponível em Acesso em: 26 set. 2012

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  24. A POLUIÇÃO DA ZONA URBANA DA CIDADE DE RIO PARDO

    BARACY, Gabriel Barros
    SILVA, Fernando Souza
    Alunos do Ensino Médio Politécnico
    Do Colégio Estadual Barro Vermelho
    SILVA, Cristina Pellegrini
    Orientadora do Projeto Vivencial

    Esta pesquisa faz parte de um projeto que envolve a cidade de Rio Pardo e foca a poluição da área urbana da cidade de Rio Pardo, tendo em vista melhorar nosso futuro e ter uma saúde melhor, a fim de ensinar as pessoas de como tratar o lixo para evitar problema de saúde e alagamentos. Mostrar que o lixo pode ser reciclado, tratado e gerar novos objetos e empregos. Podendo-se dizer que a preocupação com o avanço da poluição no Meio Ambiente, propicia um estudo que mostra os problemas causados por esse mau, abordando as causas e conseqüências ao Meio Ambiente levando a conscientização das pessoas sobre a preservação do meio onde vivem e o cuidado que devem ter com o descarte de lixo. Assim proporcionam uma qualidade de vida bem melhor para toda a população. A pesquisa tem como foco duas importantes etapas: a primeira é a coleta de dados para ver o impacto dos diferentes tipos de lixo na natureza e a segunda é a pesquisa de campo para observar os principais problemas na gestão publica e da má coleta e de separação do lixo. Assim classifica-se como exploratória “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. Ter menos lixo significa ter mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente!” – Gilnreiner. Os resultados que serão obtidos com esse projeto servirão para promover a melhoria da coleta seletiva de lixo da cidade de Rio Pardo. Objetiva-se chegar a uma cidade bem estruturada e proporcionando uma cidade com uma boa coleta seletiva como de uma grande cidade.

    Referencias:

    GILNREINER, Gerard. Programa de Coleta Seletiva Solidária. . Acesso em 16 de Abril de 2013.

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  25. ÊXODO RURAL NA LOCALIDADE DE RINCÃO DEL REY RIO PARDO-RS
    EISENHARDT,Rafael
    UMANN,Mateus
    Alunos do Colégio Estadual Barro Vermelho do Ensino Médio Politécnico
    SOUZA, Rejane Conceição de Bastos
    Orientadora do projeto de pesquisa vivencial
    Esta pesquisa faz parte de um projeto que será desenvolvido na localidade de Rincão Del Rey e foca o êxodo rural nesta localidade .Pessoas principalmente jovens estão optando por sair do meio rural para ir morar ou trabalhar na cidade .Pode-se afirmar que este fenômeno vem aumentando ao longo dos anos ocasionando diminuição da população dos meios rurais .Optamos por este assunto ao perceber que na localidade de Rincão Del Rey este fenômeno vem acontecendo com frequência o que e um problema porque se o campo não prospera a cidade também nãoO êxodo rural também gera problemas nas cidades, ele aumenta a população nos bairros e periferias .Os municípios rurais também acabam afetados pelo êxodo rural com a diminuição de impostos a produção agrícola decresceu e alguns municípios acabam ate entrando em crise.Este projeto tem a finalidade de identificar o motivo pelo qual parte dos jovens desta localidade estão optando por não continuar na agricultura .Pode-se dizer que o êxodo rural e um problema mundial ou seja e um problema que vem se agravando em todo o mundo. De acordo com Silva 2011 “ O êxodo rural vem se agravando na atualidade , fruto basicamente da baixa renda dos agricultores’’. Segundo Pereira 07 “O êxodo rural ocorre devido a perda da capacidade produtiva , ou falta de condições de subsistência”. Já Padilha 2009 diz que “O êxodo rural ocorre devido a implantação de relações capitalistas modernas na produção agrícola onde o modelo econômico privilegia os grandes latifundiários”. Nesta pesquisa serão realizadas entrevistas com agricultores e com jovens da localidade , para identificar o motivo pelo qual este fenômeno vem acontecendo neste local , e de acordo com os dados retirados das entrevistas serão realizados gráficos referentes ao assunto .Também serão feitas pesquisas na internet , para melhor entendimento e conhecimento do assunto. Os resultados obtidos com essa pesquisa servirão para retirar duvidas e para melhor entendimento desse assunto que não e muito comentado no meio atual.

    SILVA .L .êxodo Rural. Disponível em: www.infoescola.com>InfoEscola>Geografia. Acesso em: 16 out. 2012.
    PEREIRA .A . A saída do campo. Disponível em:www.suapesquisa.com/../exodo_rural.htm. Acesso em: 02 nov. 2012.
    PADILHA. J. A Fuga do campo. Disponível em:www.brasilescola.com>Home>Geografia>GeografiaGeral.Acesso em: 12 nov.2012
    SILVEIRA.R . Êxodo rural consequências. Disponível em:www.alunosonline.com.br/geografia.Acesso em: 04 dez.2012

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  26. MELHORIAS NA SAÚDE PÚBLICA DO BAIRRO RAMIZ GALVÃO

    GARCIA, Leonardo Garcia.
    SANTOS, Cléverton Reimann dos.
    Alunos do ensino médio politécnico
    Do Colégio Estadual Barro Vermelho
    BARROS, Daiane

    Está pesquisa foca seu estudo na investigação de melhorias na saúde pública no bairro Ramiz Galvão, em Rio Pardo. A fim de alertar órgãos responsáveis pela saúde pública sobre as deficiências no posto de saúde familiar do bairro. Pode-se dizer que a saúde pública do bairro Ramiz Galvão esta muito ruim, levando a ser um dos problemas mais preocupantes. O estudo as causas e consequências desse problema serão úteis para justificar a ocorrência desse fato no bairro. A pesquisa terá entrevista com o público envolvido na realização do trabalho no posto central do bairro, com levantamento de dados das entrevistas; produção de relatório para apresentação desses dados segundo Paim e Filho. A crise do sistema de saúde no Brasil está presente no nosso dia a dia, podendo ser constatada através de fatos amplamente conhecidos. Filas frequentes de pacientes nos serviços de saúde. Falta de leitos hospitalares para atender a de manda da população. O setor de saúde também sofre as influências de todo o contexto político-social pelo qual o Brasil passou ao longo do tempo. A saúde publica é um dos maiores problemas do Brasil. Em muitas cidades brasileiras a saúde é algo que incomoda muito porque nem sempre todos os moradores têm médicos, ou estão abandonados sem verbas para terminá-los ou mantê-los. Com o resultado da entrevista nós queremos mostrar para órgãos da saúde publicado bairro. O que a população acha dos serviços do posto de saúde do bairro Ramiz Galvão. Para alertar os responsáveis da saúde e que aconteçam melhorias no posto de saúde do bairro Ramiz Galvão.

    PAIM & FILHO. Saúde Pública. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Php?Script=sci_arttext&pid=S00348910198000400001. Acesso em: Set/2012.

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  27. CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES


    MACHADO, Maria Eduarda Mello
    Aluna do Ensino Médio Politécnico
    do Colégio Estadual Barro Vermelho
    SOUZA, Liliane dos Santos
    Orientadora do projeto vivencial

    Está pesquisa foca seu estudo na investigação, das consequências do bullying em crianças e adolescentes, a fim de conscientizar a sociedade para os riscos que esse problema apresenta. Pode-se dizer que a listagem das consequências causadas pelo bullying conscientizará as pessoas sobre esse problema social, mostrando a importância da prevenção e também alertando sobre a grande ocorrência, desse drama, vivido por muitas crianças e adolescentes. Graves casos de bullying estão acontecendo e, muitas vezes, costumam ser invisíveis, pois parentes das vítimas não percebem o que está acontecendo e, quando percebem pode ser tarde de mais, como disse Rolim (2010). O bullying leva crianças e adolescentes a seguintes consequências: depressão profunda, sequelas graves, trauma para a vida toda, medo de sair de casa, leva as vítimas a serem tímidas, retraídas, explosivas,agressivas, ao isolamento e a consequências mais graves como o suicídio e o homicídio.A pesquisa envolverá produção de entrevistas, confecção e distribuição de folders, palestras na escola com profissionais e montagem do relatório.Os resultados da pesquisa mostrarão para as pessoas que as consequências do bullying trazem graves riscos para sociedade e conscientizando-a para que digam não a essa prática.

    Referências

    CÈZAR, N. O Impacto do Fenômeno Bullying na Vida e na Aprendizagem de Crianças e Adolescentes. Disponível em: http://www.ie.ufmt.br/semiedu2009/gt2/ComunicaçãoOral/NEURA%20CEZA R.pdf Acesso em: Setembro

    ROLIM, M. Bullying: o pesadelo da escola. Ed Dom Quixote 2010

    BEAUDOIN, M. Bullying o desrespeito: Como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006

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  28. Parabéns pelos trabalhos desenvolvidos.

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  29. Este comentário foi removido pelo autor.

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